sexta-feira

NTE de Vilhena realiza a Oficina “Planejando Aulas com Vídeos”


Em mais uma ação da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), a Coordenadoria Regional de Educação de Vilhena (CRE/VHA), Coordenada pelo Professor Edson Soares Nogueira, através do Núcleo de Tecnologia Educacional de Vilhena (NTE/VHA), realizou no dia 04 de abril de 2013, a Oficina “Planejando Aulas com Vídeos”. 

A oficina contou com a presença dos Coordenadores dos Laboratórios de Informática, UCA, TV e Rádio Escola de Vilhena e Chupinguaia e foi ministrada pelas Professoras Multiplicadoras do NTE/Vilhena, Paula Cristina Andrade e Raquel Resende Correia. 


O objetivo da oficina foi de apresentar possibilidades do uso de vídeos na escola, pois segundo o educador José Moran: “O vídeo ajuda um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional”. 

Durante a oficina foram apresentados temas como: formas inadequadas do uso de vídeos em sala de aula, propostas de como ver vídeos, dinâmicas de análise, atividades com vídeo, comparação de vídeos ou filmes, planos de aula com vídeos, formatos de vídeos, links educativos, sugestões de sites e complementos para downloads. 


Esta oficina também será ministrada, ainda este mês, nos municípios de Colorado do Oeste e Cerejeiras. Esta é a segunda de uma série de oficinas que serão ministradas ao longo do ano, visando promover a formação continuada dos Coordenadores de LIE, UCA, Rádio e TV Escola do Cone Sul de Rondônia. 

Texto: Wesley Antunes
Fotos: Mariza Fidelis

Nenhum comentário: