terça-feira

Seduc Promove Oficina de Lousa Digital nos Municípios do Cone Sul de Rondônia


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Coordenadoria Regional de Educação de Vilhena, realizou nesta quarta-feira (21) a Oficina de Lousa Digital, destinada à formação continuada dos coordenadores de TV e Rádio Escola, Laboratórios de Informática Educacional (LIE) e Programa Um Computador por Aluno (UCA), lotados nas escolas da rede estadual de ensino de Cabixi.


O curso foi ministrado nas dependências da Escola Estadual José de Anchieta pelos Multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Vilhena, Paula Cristina Andrade e Wesley Antunes. O objetivo principal foi repassar informações para que professores e coordenadores da área de tecnologia educacional passem a manusear a lousa digital como mais uma ferramenta pedagógica. Entre outras noções básicas, os professores e coordenadores da área de tecnologia educacional conheceram as funcionalidades da lousa e aprenderam a desenvolver uma série de atividades pedagógicas com o equipamento.


A mesma oficina já foi ministrada em Vilhena no dia 12 de agosto, com participantes das escolas estaduais da cidade e de Chupinguaia, e em Colorado do Oeste, dia 14. Para fechar o ciclo da formação nos sete municípios do Cone Sul, o curso está agendado para ocorrer em Cerejeiras no próximo dia 28, contando também com a presença de educadores de Corumbiara e Pimenteiras.


As lousas digitais foram disponibilizadas a escolas públicas pelo Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), por meio do FNDE. Receberam as lousas as unidades escolares que já contam com computadores interativos, também chamados projetores multimídia. Além de apresentar conteúdos digitais armazenados em qualquer mídia eletrônica, esses dispositivos incorporam a funcionalidade que permite ao computador interativo transformar a superfície de projeção em um quadro interativo, ou seja, transforma uma parede, por exemplo, numa lousa digital.


Texto: Jovino Lobaz

Nenhum comentário: